Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

AD-Digital apresenta no CONIP Judiciário 2015 inovações e as melhores práticas na gravação de audiências e na gestão de conteúdo audiovisual pelos tribunais

Publicado por Elenita Andrade
há 8 anos

(Cases do TCU e TRT da 23º Região serão apresentados ao público do evento)

A AD-Digital foi convidada para participar da décima edição do CONIP, considerado o principal evento de tecnologia da informação e comunicação focado no Poder Judiciário tendo como convidados os juízes presidentes das comissões de informática e as principais autoridades de TI representando os 92 tribunais do país.“Estamos honrados pelo convite e será um prazer compartilhar um pouco da nossa experiência no atendimento aos tribunais. Nossa intenção é somar respostas frente aos desafios que a área de TI da Justiça tem para assegurar um ambiente integrado, colaborativo e seguro na gravação audiovisual e na transmissão ao vivo de audiências, sessões plenárias, dentre outros eventos, trazendo mais celeridade no processo, economia, produtividade, aumento da eficiência operacional e, porque não dizer, mais qualidade de vida dos magistrados e servidores”, explica Hugo Carvalho, Diretor de Serviços, AD Digital

A empresa participará do congresso apresentando os estudos de caso do TCU e TRT23, além de mostrar as inovações e abordar as melhores práticas na gravação e transmissões ao vivo de audiências na palestra com o tema: Como o judiciário pode ser beneficiar e trazer celeridade através do recurso audiovisual em um mundo digital, multiplataforma, mobile e colaborativo.

“O sistema do TCU foi usado, inclusive, na sessão de apreciação das contas do Governo da República do exercício 2014, ocasião na qual o TCU registrou mais de vinte mil acessos simultâneos no streaming ao vivo, por meio do Youtube, que também foi replicado em diversos portais de notícias”, adiantou Carvalho.

Segundo a empresa, de acordo com o Mapa Estratégico do CNJ, a meta número da Justiça Federal é julgar mais processos do que os distribuídos, seguida da meta de julgar mais processos antigos no biênio 2015/2016. Isto porque, segundo a empresa o cenário é preocupante, visto que existe um progressivo aumento do acervo processual da Justiça Estadual, que tem crescido a cada ano um percentual médio de 3% enquanto que o comportamento inverso no total de processos baixados, com redução de 0,6% entre 2012 e 2013 e sem apresentar qualquer tendência de crescimento, ou seja, existe um estoque de milhões de processos e uma entrada de novos processos superior ao volume de processos baixados, isso de acordo como o relatório Justiça em Números 2014 e os relatórios de fechamento do CNJ.

A empresa explica ainda que o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) do CNJ, prevê o uso racional dos instrumentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, alinhado às políticas de TIC definidas pelo Conselho Nacional de Justiça visando garantir confiabilidade, integralidade e disponibilidade das informações, dos serviços e sistemas essenciais da Justiça, por meio do incremento e modernização dos mecanismos tecnológicos, o que segundo a empresa, implica investimentos em inovação e virtualização de processos.

Existe tecnologia disponível que pode ser empregada para dar mais celeridade processual, como por exemplo, sistema de gestão de conteúdo audiovisual que permite a busca simples por palavras chaves como acontece no google e que traz o momento exato do vídeo em que esta é pronunciada, o que evita ter que assistir o vídeo na íntegra para localizar o trecho específico desejado.

A AD Digital explica que hoje já é possível acessar através da internet o acervo ou o vídeo através de qualquer dispositivo (desktop, notebook, smartphone, tablet). “Naturalmente que depende da política de controle de acesso para gerenciar o acesso do usuário a recursos compartilhados por questões de segurança definidas por cada órgão”, afirma Carvalho.

O reconhecimento de áudio e transcrições também segundo a empresa é uma inovação significativa, pois permite o reconhecimento de fala em português brasileiro de forma automática, com alto índice de acertividade.

Já o armazenamento centralizado e os sites backup incentivam o compartilhamento entre órgãos da mesma base de dados ou biblioteca virtual, ao mesmo tempo, que traz o aperfeiçoamento da gestão de custos, economicidade e a melhoria da infraestrutura e governança de TI.

“Considerando a missão da Justiça Federal de garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível e rápida, e a visão de futuro de consolidar-se perante a sociedade como uma justiça efetiva e transparente, o vídeo faz todo sentido. O cenário desejado pelo Poder Judiciário é de maior racionalização do sistema judicial, valorização profissional e melhoria da qualidade do gasto público de forma transparente e com a democratização do acesso à informação”, concluir o executivo.

Sem falar do telejulgamento que permite depoimentos em locais externos e o ensino a distância para treinamento e capacitação dos colaboradores dos tribunais de Justiça, do Trabalho, Eleitorais e Federal.

A mobilidade também ganha atenção na agenda de líderes do Poder Judiciário que busca desenvolver soluções móveis e aplicativos que permitam os magistrados, servidores, e advogados usufruir dessa tecnologia na interação com o PJe.

O CONIP Judiciário 2015 acontece nos dias 21 e 22 de Outubro, no Royal Tulip Brasília | SHTN Trecho 01 cj. 1B – Bloco C - 70800-200 – Brasília – DF, no horário das 8 as 18 hs.

Sobre a AD-Digital

A AD Digital é uma integradora de sistemas que supri a necessidade de infraestrutura tecnológica e de sistemas de informação dos tribunais com ênfase em projetos turnkey que compreende o fornecimento de soluções no Brasil compostas por multi tecnologias, desenhadas sob medida e dentro de um conceito end-to-end para: salas de gravação de audiências, gravação de sessões plenárias, tele julgamentos, videoconferência, UC (comunicações unificadas), emissoras públicas, estúdios HD, portais de notícias, fórumtube, transmissões ao vivo (streaming), e-vídeo learning (EAD), Biblioteca Virtual ou Portal de vídeos online, dentre outras aplicações que tem o recurso audiovisual como protagonista.

Especialista em engenharia de vídeo e redes convergentes (dados, voz e vídeo), fornecemos soluções em armazenamento (storage), backup (Tape Library, LTO), rede SDI-IP, camada de segurança, gerenciamento de ativos de mídia digital, comunicações unificadas, além de um dos leques mais amplos do mercado em serviços. Destaque para a consultoria técnica, suporte e manutenção, monitoramento de ambiente (VNOC) 365x24x7, Infraestrutura como serviços e Software como serviço.

  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ad-digital-apresenta-no-conip-judiciario-2015-inovacoes-e-as-melhores-praticas-na-gravacao-de-audiencias-e-na-gestao-de-conteudo-audiovisual-pelos-tribunais/245510007

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)